Alagamentos em Rio do Sul afetam atendimento nas escolas e na saúde

Os alagamentos em Rio do Sul, onde o nível do Rio Itajaí-Açu chegou a atingir nível de 8,75 m na sexta-feira (16), afetam as áreas de educação e saúde do município. Apesar da estabilização do rio em 7,74 m no início da tarde deste domingo (18), a situação na cidade ainda preocupa os moradores. Havia 262 pessoas em seis abrigos.
Na tarde desde domingo, o município pedia doações para as famílias atingidas pelas indundações. Havia necessidade de alimentos não perecíveis, leite, fraldas descartáveis e roupas. As doações podem ser entregues na sede da Defesa Civil de Rio do Sul ou na Secretaria de Assistência Social e Habitação do município.
Escolas sem aulas
O atendimento nas escolas também é afetado pelos alagamentos. De acordo com a Secretaria de Educação de Rio do Sul, os centros educacionais Pedro dos Santos e Titio Karam, ambos no bairro Canoas, seguirão fechados por tempo indeterminado, a partir desta segunda (19).
Também não haverá atendimento no centro educacional Roberto Machado, no bairro Progresso. O local está sendo utilizado para abrigar móveis retirados de outras escolas. A previsão da secretaria municipal é de que o atendimento nessa unidade seja normalizado na terça-feira (20). A mesma previsão vale para o centro educacional Daniel Maschio, no bairro Itoupava.
A falta de professores, cujas casas também foram atingidas pelas cheias, também compromete o atendimento no centro educacional Prefeito Luis Adelar Soldatelli. A unidade vai receber alunos, mas pede que os pais evitem levar as crianças à unidade, se puderem. As demais escolas municipais terão atendimento normal, segundo a secretaria.
Saúde
Os alagamentos afetam também o atendimento a pacientes do bairro Barragem. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Sul, quem tinha consultas agendadas para a próxima semana no local vai precisar se deslocar até a Policlínica de Referência Regional (Verdão).
Nível do rio estabilizou
O nível do rio Itajaí-Açu estabilizou em 7,74 metros em Rio do Sul, Vale do Itajaí, informou a Defesa Civil municipal no início da tarde deste domingo (18). A chuva parou e o tempo era nublado às 13h30. Seguem em abrigos 262 pessoas.
Santa Catarina já registra 58 municípios afetados pelas chuvas que ocorrem no estado desde quinta (8). Conforme os dados do órgão, um total de 8.524 pessoas foram afetadas pelo fenômeno.
Na noite de sábado (17), o rio alcançou 7,75 metros e estabilizou. Por volta de 1h deste domingo, as comportas foram abertas e desde as 9h o nível se mantém em 7,74 metros.
Com isso, o rio segue na cota de emergência. Para sair e ficar na cota de alerta, o nível precisa baixar para 6,5 metros. Às 14h de domingo, estavam abertas as cinco comportas da barragem sul de Ituporanga e seis da barragem Oeste, em Taió, que ainda tinha uma comporta fechada.
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial